Bem Vindo ao "Projeto Jardim Estrelado"

VISITE NOSSO SITE "PROJETO ASTRONOMIA NA ESCOLA" EM DIADEMA

http://astronomianaescola.projetorelogiosolar.com/

 

O propósito deste projeto é levar astronomia de forma inovadora às escolas públicas e carentes de recursos. (Objetivos:  disponibilizar cursos aos professores e planetário móvel aos alunos e familiares)

 

    

Este projeto nasceu a alguns anos.

Como coordenador do Planetário de São Bernardo Campo, pude perceber o quão importante é o conhecimento cientifico transmitido de forma didática a uma criança, porém, nem todas tem acesso a este tipo de tecnologia. Assim tomamos a iniciativa de colocar este projeto em prática, sabemos que o cidadão não pode viver esperando pelo poder público para que sua cidade tenha melhorias significativas na área educacional e desenvolvimento científico. Tomamos o exemplo que veio do professor Dr. João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física - UERJ, que através de uma "vaquinha" na internet adquiriu o planetário que é utilizado para  a popularização da Astronomia e capacitação de professores, disponibilizando-o para atendimento dentro e fora da cidade do Rio de Janeiro. 

       O Propósito do projeto é levar para as escolas públicas de  nossa cidade , um planetário com alto padrão de qualidade digital.

       Atualmente planetários deste tipo são caros e leva-los as escola acarreta em custos elevados aos estudantes de baixa renda.

       Nosso projeto é conseguir através da venda de Relógios de Sol o valores pertinentes para a compra de equipamento e o desenvolvimento do projeto “Planetário digital”. Estaremos  comprometidos com a educação e o aprimoramento cientifico de nossas crianças . Este equipamento será usado nas escolas de nossa cidade, além do planetário, cada escola terá um curso para professores se aprofundarem um pouco mais sobre o conhecimento cientifico, colocando este conhecimento no dia a dia dos alunos. Experimentos empíricos serão produzidos e conduzidos pelos próprios alunos (com a supervisão dos professores), levando o aprendizado a outro nível de conhecimento.

      Estaremos entregando á direção das escolas, um equipamento educacional  indispensável nos dias de hoje: Relógios de Sol UVimetro, destinados a alertar os alunos, professores e pais sobre a Radiação Ultravioleta e os males que esta pode causar .

     Outro Projeto que caminhará junto ao Planetário Digital é o Planetário para Deficientes Visuais. Projeto Inédito em nossa região, que levará ao deficiente visual a possibilidade de conhecer o universo em que vivemos de uma forma pratica e divertida, ou seja, através dos sentidos mais apurados de um DV: A audição, tato e o olfato, todos estes sentidos serão explorados neste projeto inovador que desenvolveremos em Diadema.

      Para que este projeto possa se tornar realidade, Além da venda dos relógios de sol, pediremos a todos à colaboração em forma de doação monetária para melhorar, dinamizar e incluir a ciência  na educação das nossas crianças.

     Cada doação deverá vir com o nome do doador anexado, iremos fazer  um livro de ouro onde todos os colaboradores terão seu nome escrito nele. (pessoas e empresas). Quando você compra um relógio de sol por este site ou divulga o projeto no seu site ou loja, automaticamente, já esta colaborando com o projeto.

Compra dos materiais descritos abaixo:

Compra e  Desenvolvimento de projeto Planetário Ótico  Digital

Compra da cúpula de  6  metros de diâmetro

Construção e Montagem da cúpula específica do Planetário ( e acessórios) para Deficiente Visual.

Equipamento de som e eletrônicos.

Doações de relógios solares já são rotineiras no Brasil.

Através do patrocínio de uma empresa, sua escola ou cidade, poderá contar com um grande relógio solar em praça pública, para a utilização de professores e transeuntes na área de ciências, educação ambiental e informações relacionadas a saúde pública.

(alguns exemplos relacionados abaixo)

 Relógio da Praça Central de Planaltina - Brasília.

Relógio doado pelo presidente da Citizen Watch Co., em 1970. Tombado como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal, em 1989.  

 Localização: Cidade Satélite de Planaltina.

 

Terminal Rodoviário de Londrina - Paraná

       O Relógio de Sol foi inaugurado 05 de novembro de 1988, é uma obra executada com recursos doados à Prefeitura Municipal pela empresa Toyo Sen I do Brasil por ocasião do 15º aniversário de sua instalação em nossa cidade.

 Localização: Praça dos Viajantes, ao lado do Terminal Rodoviário de Londrina, sem dúvida é um lugar muito interessante e merece ser visitado.

 

Coloque seu nome no "livro de ouro" de colaboradores!

Milton Barros

 Professor, Geógrafo Físico, Coordenador do Planetário de São Bernardo do campo, Coordenador de Projetos da Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema, Autor do “Projeto relógio Solar nas Escolas”.

Para saber mais sobre mim, acesse o site: http://astronomianaescola.projetorelogiosolar.com/reportagem.htm

 

 

GALLERY

Flower Rose Butterfly Twin Flower Reflection

Latest Post

  • "Projeto Jardim das Estrelas - StarDust Planetário nas Escolas"