“ATENÇÃO” COM A CHEGADA DO VERÃO FIQUE ATENTO AOS ÍNDICES DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA PARA O BRASIL".

 

Faça o Download do "UVimetro" recorte, cole e tenha um relógio de sol que funciona de verdade.

(E ainda te informa os horários benéficos e maléficos para se expor ao sol) !

(*Para utilização com fins comerciais, por favor, consulte o autor)

 

http://projetorelogiosolar.com/uvimetro.pdf

 

 

Efeitos da R-UV sobre a pele

As reações da pele humana à exposição à Radiação UV (R-UV) podem ser classificadas como agudas (imediatas) ou crônicas (a longo prazo).

As reações agudas, como queimaduras, bronzeamento e produção de vitamina D, se desenvolvem e desaparecem rapidamente; enquanto as crônicas, como fotoenvelhecimento  e câncer de pele, têm aparecimento gradual e de longa duração. A diferença entre ambas as reações se deve, principalmente, ao histórico de exposição da pessoa e a diferentes comprimentos de onda da R-UV, uma vez que a R-UVB é cerca de 1000 vezes mais “agressiva” do que a R-UVA. Essa diferença faz com que a R-UVA tenha uma contribuição de somente 15 a 20% na quantidade de energia responsável pela queimadura.

 

Efeitos da R-UV sobre os olhos

Do mesmo modo que a radiação ultravioleta pode causar danos à pele humana, ela também pode ocasionar ou intensificar problemas e doenças nos olhos.

 

 

A radiação ultravioleta esta cada vez mais intensa em nosso planeta por isso  temos que nos prevenir de seus malefícios, para facilitar o entendimento de sua origem e o que pode causar, foi elaborada esta animação. Através dos textos e imagens ficarão bem claro os cuidados que devemos ter com o Sol.

Agradeço ao Amigo João Paiva e sua equipe – do Departamento de Química da Universidade do Porto – Portugal , por colaborarem com o nosso trabalho.

 

 

O Projeto Relógio Solar vem trabalhando em um relógio solar de uso educativo para complementação no ensino de geografia, ciências e astronomia. No entanto pesquisando sobre a utilização deste instrumento em sala de aula, descobri que podemos utilizá-lo para um fim muito importante no cotidiano dos brasileiros. Trata-se de um termo muito focado pela ciência e pela mídia ultimamente,  a Radiação Ultravioleta . Esse assunto é de grande interesse para um país como o nosso que se encontra entre as linhas dos trópicos, fazendo assim, com que tenhamos sol praticamente o ano inteiro. Por esse motivo, o apelo  à ideia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva à radiação solar.

Mas um problema muito sério que as pessoas devem saber em relação ao sol é que além de bronzear a pele, pode causar danos terríveis, chegando ao extremo de provocar câncer de pele.

Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pela Radiação UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus (principalmente nas escolas infantis), guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas.

Para aproveitar os benefícios e evitar os malefícios, causados pela exposição solar, desenvolvemos um relógio solar que possa ajudar á alertar as pessoas para esse problema, além de marcar as horas, oferecer informações de ordem astronômica e geográfica, marcará também os horários mais apropriados e inapropriados de tomar sol.

Trata-se do “UVimetro”, termo inventado por nós a fim de familiarizar as pessoas em relação ao que essa radiação pode fazer  ao planeta e a nós, seres humanos, já que o verdadeiro nome do equipamento que mede a intensidade da radiação ultravioletas chama-se dosímetro.

A ideia e que a maioria das pessoas tenham acesso a estas informações, de forma atrativa, divertida e de fácil entendimento, este material será de grande ajuda no combate à longa exposição das crianças e adultos a Radiação Ultravioleta em horários em que  agem com maior intensidade sobre a pele.

O verão esta ai, vamos aproveitá-lo bem, mas consciente das precauções que devemos tomar!

 

 

 

ATENÇÃO! Veja, diariamente, o índice da Radiação UV para a sua região e  proteja-se!

Veja um exemplo de Radiação Ultravioleta  em um dia sem nuvens no mês de janeiro na Região Sudeste, nota-se que a incidência chega ao extremo.

Veja um exemplo de Radiação Ultravioleta  em um dia sem nuvens no mês de janeiro na Região Sul, nota-se que a incidência chega ao extremo.

 

Fonte das informação relacionadas a Radiação Ultravioleta.

Copyright © 1996-2011 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 2506 6000

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

 

GALLERY

Flower Rose Butterfly Twin Flower Reflection

Latest Post

  • "Projeto Jardim das Estrelas - StarDust Planetário nas Escolas"